5 práticas para otimizar resultados a distância

Já falamos por aqui sobre como aplicar o scrum para times multidisciplinares, eis que hoje venho trazer para vocês quais ferramentas estão sendo utilizadas por nossos Builders para suprir a falta de comunicação e trazer maior agilidade aos times remotos através de ritos que utilizamos na gestão de equipe.

Métodos ágeis e processos são dois termos bastante utilizados pelas nossas equipes, principalmente no contexto de agilidade que está diretamente ligado a frameworks e boas práticas e que podem ser usadas para gerenciar equipes remotas.

O crescimento dos métodos ágeis já é realidade. O mercado se tornou muito volátil e dinâmico e isso exige organização, comunicação fluída e agilidade das empresas. Vejo muitas empresas adotando o ágil como se fosse um processo ou ferramenta, quando na verdade o método ágil é só uma forma de pensar e agir. Não é possível virar ágil do dia para noite: Exige uma mudança de mindset de toda a equipe para gerar valor ao cliente.

Separamos cinco práticas para otimizar resultados a distância:

  1. Utilize ferramentas para gerenciar atividade dos times

Independente de qual framework ou metodologia você utiliza com sua equipe, para o trabalho do Scrum, PO, desenvolvedor funcionar, é importante utilizar ferramentas que tragam maior visibilidade e transparência no fluxo de tarefas que serão executadas pelas equipes ou por qualquer stakeholder. Utilizamos o Jira para gerenciar o backlog do produto, da sprint e o decorrer de cada sprint.

A verdade é que a ferramenta é só uma forma de ajudar no processo, o que importa mesmo é a equipe estar comprometida e definir quais processos são os melhores a serem seguidos, priorizando sempre transparência ao backlog do produto, aumentando assim maior eficiência e entrega de resultados

Lembrando que não utilizamos somente o Jira para gerenciamento e organização das atividades, mas o próprio Google Drive onde criamos uma pasta no drive e armazenamos a documentação de todos os projetos que realizamos.

2. Aplique ferramentas de comunicação para criar proximidade com a equipe

Para criar proximidade da equipe e manter uma comunicação linear, estamos utilizando o Slack e confesso que a cada dia que passa descubro a possibilidade de aplicar algo novo nele, principalmente pelas funcionalidades que ele oferece como:

  • Possibilidade de ter vários canais (privados ou públicos);
  • Ele pode ser integrado a diversas ferramentas: Google Drive, Jira, Miro, Notion e etc;
  • Comandos: você tem a possibilidade de utilizar diversos comandos para facilitar seu dia a dia, como programar um lembrete por exemplo;

3. Estabeleça ritos e sistema de feedback 360 para seu time

Estabeleça uma rotina diária de feedbacks. Colegas de time devem sim pontuar uns aos outros no decorrer das atividades que fizeram e que vão realizar posteriormente. Essa prática pode ser aplicada dentro da dinâmica de atividades que as equipes possuem, seja em scrum diárias, retrospectivas de sprint, planejamento do sprint ou backlog do produto. Instituir feedbacks regularmente ajuda o time a se auto gerenciar e trabalhar pontos de melhoria no desenvolvimento do produto.

Retro: Rever atitudes positivas e negativas para entendimento do que precisa continuar nas próximas sprints e assim modificar atitudes e entregas negativas para as próximas.

Nesse aspecto utilizamos ferramentas como Fun Retro e Suricato Ágil que ajudam a dinamizar e integrar os times no ambiente remoto.

4. Implemente OKRs no modelo agile

É perfeitamente possível você definir OKRs pertencentes aos portfólios de projetos que está inserido, como forma de garantir maior gerenciamento das atividades que serão realizadas.

O estabelecimento de OKRs em grandes disciplinas permite maior flexibilização, priorização e entendimento do que será entregue.

  • Portfólio de produtos — auxiliam na definição de processos e nos objetivos definidos
  • Recursos — fornece maior transparência e ajuda a articular resultados, lembrando que não é necessário fazer tudo para gerar valor, mas sim concentrar esforços em ações realmente importantes.

5. Aplique treinamentos diários

Trabalhar online exige habilidades diferentes como criar um ambiente e uma rotina de trabalho em casa, com disciplina, foco e definição de listas de tarefas diárias. Portanto, treine seu time para criar esse tipo de comportamento diário.

Ficou curioso para saber mais sobre como utilizamos práticas para otimizar resultados a distância? O detalhamento de novas cerimônias e como trabalhamos no dia a dia, fica para um próximo texto. Deixe nos comentários sugestão de um novo tema!

--

--

Somos um time de pessoas inconformadas. Nosso propósito é exponencializar pessoas e negócios. Acompanhe nosso movimento!

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Builders

Builders

Somos um time de pessoas inconformadas. Nosso propósito é exponencializar pessoas e negócios. Acompanhe nosso movimento!