Como me tornei uma desenvolvedora de software

Vanessa Dantas em reunião com o time

Eu sou Vanessa Dantas, Java Developer na Builders.

Sou do time de magos e magas da Business Unit de Engenharia. Aqui a gente faz funcionar como uma engrenagem bem ajustada e com performance avançada para apoiar nossos clientes e parceiros a atingirem seus objetivos e tomarem melhores decisões. 💪🏽

E por falar em decisões…

A primeira coisa importante que aprendi como desenvolvedora é saber DECIDIR. Por que?

Vou contar minha história e muitas pessoas vão se identificar.

A primeira escolha

Quando fiz 19 anos, na hora de ir para a faculdade, escolhi o curso de Sistema de Informação. Estava toda empolgada, mas no final do primeiro semestre comecei a reprovar em quase todas as matérias. Pensei: que coisa difícil, Isso não é pra mim!

Idas e vindas fazem parte

Larguei o curso e resolvi ir para a área de saúde, minha mãe era funcionária da área e eu já tinha até terminado um curso técnico de radiologia, faltava só fazer o estágio. Fui terminar o estágio. O curso é muito legal, muita física e anatomia.

Não era o que eu esperava. Na época, eu e meu irmão tínhamos uma farmácia.

Então troquei minha graduação para Farmácia. Um curso que achei difícil, mas legal e eu já estava na área, mas comecei a pensar sobre remuneração, as oportunidades limitadas ao meu estabelecimento, Não, não o que eu queria ainda. E novamente pense: Vou voltar para TI, vou resolver desafios!

A boa devs ao código volta!

Fui para o curso de análise e desenvolvimento de sistemas, sabendo que era muito difícil! mas DECIDI, que a partir daquele momento eu não iria mais mudar de ideia, que iria me dedicar, que iria estudar e que não iria reprovar em nenhuma matéria.

Estudar, estudar e estudar!

Nunca mais você vai poder dar um tempo nos estudos. Cada vez que você pára, várias tecnologias surgem ou se atualizam. Faça uma boa base de programação, estude os fundamentos, estude algoritmo, pois é a base de várias linguagem de programação, posteriormente, com uma base bem feita, o aprendizado de qualquer linguagem vai ser mais tranquilo.

Dicas de leitura:

Além disso, estude para certificações, isso fez uma enorme diferença além de me tornar competitiva no mercado.

Outra dica quente: aprenda Inglês .Grandes referências, cursos e artigos são nessa idioma.

Comece um projeto do ZERO!

Pense um problema e na sua solução, defina o requisito, projete um banco de dados, e faça a sua codificação.

Se tem uma coisa que aprendi é que temos que começar de algum ponto, respeitar os ciclos e estar presente no momento da decisão.

E aí, só bora?!

Por Vanessa Dantas

--

--

Somos um time de pessoas inconformadas. Nosso propósito é exponencializar pessoas e negócios. Acompanhe nosso movimento!

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Builders

Builders

Somos um time de pessoas inconformadas. Nosso propósito é exponencializar pessoas e negócios. Acompanhe nosso movimento!