O que uma pessoa Quality Assurance Engineer faz na prática?

Como uma profissional da área e que está na Builders há 3 anos, vejo que muitas pessoas ainda confundem o termo QA com outras áreas que profissionais atuam nas empresas e hoje estou aqui para compartilhar o que de fato realizamos, além de compartilhar algumas dicas.

Antes de mais nada, quando falamos em uma pessoa Quality Assurance Engineer estamos nos referindo especificamente às pessoas que testam softwares/aplicações. Vou trazer um exemplo prático para que você consiga visualizar:

Ao realizar o download de um aplicativo, antes de estar disponível para ser utilizado, ele passa por diversas rodadas de testes para que não ocorra erros ou problemas que possam impactar seu uso.

Uma das centenas de steps que antecede a versão para o usuário final, é o teste de software. É uma das etapas imprescindíveis para que o aplicativo (ou aplicação) esteja disponível sem erros (ou os chamados bugs) e sem inconsistência. Tudo com o objetivo de deixar a experiência de cada usuário a melhor possível.

Mas a vida de quem é Quality Assurance Engineer não é apenas testar aplicações ou aplicativos…

É contribuir ativamente com o time. Um dos maiores desafios é a evangelização dos envolvidos no projeto inserir a pessoa QA como parte da equipe de DevTeam. Portanto, desenvolver a comunicação e o relacionamento são skills fundamentais para que exista uma conexão entre os papéis envolvidos no projeto.

Além disso, destaco três pontos importantes do que já vivi:

  • Curiosidade. Explore seu lado curioso, será ele que irá te mover para explorar as aplicações ou software;
  • O criticismo e a empatia pelo cliente. Aprenda com o que deu errado e independente do projeto que estiver, tenha empatia e compreensão com o cliente;
  • Visão holística. Desenvolva sua visão, tendo em mente a importância de se adiantar diante de possíveis problemas que fazem parte do seu cotidiano

Algumas das responsabilidades na rotina de uma pessoa Quality Assurance Engineer:

Principalmente analisar, desenvolver e implementar testes e depurar ações corretivas. Como exemplo:

  • Revisar requisitos e especificações e documentos técnicos do projeto;
  • Criar planos e casos de teste detalhados;
  • Estimar, priorizar, planejar e coordenar atividades de teste de software;
  • Projetar, desenvolver e executar scripts de automação e sempre que possível utilizar ferramentas de código aberto (open source);
  • Identificar, registrar, documentar e rastrear bugs;
  • Executar testes de regressão, depois da correção de bugs;
  • Ter um bom relacionamento com as equipes internas (dev, gerente de projeto e etc).

Para quem tem interesse em se especializar como QA, algumas dicas:

  • Será importante obter um profundo conhecimento em metodologias, ferramentas de processos voltados a qualidade de software;
  • Sólidos conhecimentos em linguagem de programação;
  • Praticar protótipos e disponibilizar em um repositório de versionamento como GitHub ou similar.

Em nossas edições passadas do Builders Talks (evento que trazemos pessoas Builders para palestrar), tivemos algumas com temas de QA. Então para concluir, compartilho abaixo o link de cada uma para agregar mais conhecimento:

Por Larissa Venâncio |Quality Assurance Enginner

--

--

Somos um time de pessoas inconformadas. Nosso propósito é exponencializar pessoas e negócios. Acompanhe nosso movimento!

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Builders

Builders

Somos um time de pessoas inconformadas. Nosso propósito é exponencializar pessoas e negócios. Acompanhe nosso movimento!