6 dicas para aplicar Scrum em times multidisciplinares

Lucas Brawlyo Analista de Marketing e Alex Coelho Product Owner (Portugal)

Separamos 6 dicas de Scrum para ajudar equipes ágeis a ter mais produtividade em times multidisciplinares, a gente viu que uma comunicação sucinta e transparente aliada a boas práticas e aprimoramento contínuo é a chave do sucesso para manter qualquer estrutura funcionando.

  1. Crie um ambiente de trabalho colaborativo

Para o trabalho do desenvolvedor, engenheiro de operação e designers funcionar, temos que criar um ambiente colaborativo. Eliminar impedimentos no processo de desenvolvimento e, ao mesmo tempo fornecer liberdade para os desenvolvedores incluírem suas próprias referências. Sabemos que as equipes de scrum são multidisciplinares, auto gerenciáveis e fazem as coisas acontecerem; entretanto todos os membros devem se ajudar para garantir a conclusão bem sucedida das sprints. Cabe ao dono do produto, Scrum master e equipe de desenvolvimento estarem em total sintonia na organização de tarefas.

2. Organize e priorize o backlog do projeto

Para ajudar a manter as atividades nos trilhos, nós criamos alguns ritos e premissas nos projetos em que atuamos. As dinâmicas de atividades consistem em uma lista de atividades e requisitos que devemos cumprir:

  • No início de cada sprint, realiza-se um Sprint Planning Meeting: uma reunião de planejamento na qual a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o sprint. Vale destacar que o PO tem responsabilidade de priorizar as tarefas que entrarão na sprint, sendo que em muitas ocasiões utiliza como parâmetro o resultado da última sprint para executar o planejamento da próxima.
  • Tarefas de sprint são alteradas do Product Backlog para Sprint Backlog
  • Durante a Sprint, a equipe faz uma breve reunião de quinze minutos, todos os dias, denominada Daily Scrum. A finalidade disso é que o time acompanhe e valide o progresso das atividades realizadas no dia anterior, identificando impedimentos, gargalos e priorizando as próximas atividades.

3. Utilize o refinamento para entendimento das histórias

Para não atrapalhar a entrega do outro, a equipe de scrum traça um plano para cada sprint. A ideia é trazer maior previsibilidade na conclusão de tarefas durante a iteração, alinhando processos de estimativa com esforço, de modo que a entrega seja cada vez mais assertiva com o passar do tempo. Outro ponto importante é entender as histórias, jornadas para reduzir incertezas técnicas e erros de negócio. Essa atividade contribui para um melhor planejamento do time na próxima sprint.

4. Aplique o conceito de timebox

Foi dado o start. No Scrum cada reunião tem um tempo máximo ou pré determinado para sua realização. Estamos falando de ritos ou cerimônias divididas em realização de scrum diário, retrospectiva da sprint, planejamento da sprint, organização de backlog e aqueles que acontecem durante a sprint. Mas qual o benefício disso?

  • Assegura alinhamento de objetivos
  • Tempo do projeto maximizado
  • Otimização de tarefas
  • Equipes enfocadas em regras, artefatos que serão entregues
  • Evita protelar tarefas que tem um prazo de entrega já estipulado
  • Valorização do trabalho colaborativo da squad
  • Equipe empenhada na geração de valor

5. Aplique o rito de retrospectiva

Resolvemos implementar mais um rito do scrum em nosso dia a dia: A retrospectiva. Acreditamos que esse processo é uma forma de melhoria contínua, aprofundamento e evolução de atividades que realizamos diariamente. Reunimos nossa equipe a cada final de sprint com o propósito de discutirmos aspectos positivos, negativos nos processos que atuamos, com insumos que possam melhorar as ações para uma próxima sprint. E não para por aí, esse rito está diretamente ligado com um de nossos pilares, que é o reciclar, onde entendemos que os erros não devem ser um fator de fracasso, mas sim de aprendizado e conhecimento. Nós enxergamos o feedback como uma parte essencial nisso tudo. Para nós, dar e receber feedbacks são partes igualmente importantes.

6. Melhore sua produtividade utilizando métricas

Defina algumas métricas para entender progressos de entregas, capacidade de produção, buscando melhorias de performance. Nesse contexto, utilizamos o Jira que ajuda a extrair diversos relatórios e gráficos, monitorando o progresso e evolução das entregas. É importante processos estarem bem alinhados entre os times e a equipe ter nível de maturidade alta para compreender qual o objetivo final no escopo do projeto.

Curtiu as boas práticas e ritos que seguimos? Nós prometemos que se você confiar no processo, suas iterações com o time serão muito mais produtivas.

--

--

Somos um time de pessoas inconformadas. Nosso propósito é exponencializar pessoas e negócios. Acompanhe nosso movimento!

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Builders

Builders

Somos um time de pessoas inconformadas. Nosso propósito é exponencializar pessoas e negócios. Acompanhe nosso movimento!