Sintonia entre cliente e empresa: como estabelecer confiança

Evandro Garcez (Finance Manager ) São Paulo

Nos últimos anos, a transformação digital foi responsável por modificar e revolucionar a tecnologia, aparatos tecnológicos e as relações de trabalho em todos os setores. O resultado disso é a proximidade cada vez maior entre cliente e empresas.

O processo em que uma empresa utiliza recursos tecnológicos para cuidar da jornada do cliente, colocando-o como centro da estratégia, através de iniciativas capazes de solucionar seus problemas é algo cada vez mais presente nos dias de hoje.

Afinal, a empresa leva mais que seu time e experiência até um cliente. Ela leva também performance, cultura e camadas de identidade. A Builders trabalha com times remotos e também alocados em clientes com propósito de gerar valor, oferecendo um serviço ou produto capaz de unir competências multidisciplinares de várias áreas, para entregar uma experiência mais humanizada.

Acreditamos que um formato integrado e dinâmico é essencial para criarmos maior conexão e sinergia entre nossos times com o time do cliente, de modo que possibilita maior produtividade e assertividade nas entregas. E esse objetivo só pode ser alcançado com ajuda da tecnologia.

Desta forma, se você deseja garantir desenvolvimento para sua empresa e atender melhor seus clientes, é fundamental compreender a ligação que existe entre ambos.

Quer entender melhor essa relação? Separamos algumas dicas do que você precisa saber

  1. Importância da união dos clientes com a empresa

Relacionar-se bem com o cliente é fundamental para manter uma estrutura de trabalho mais sólida e equipes engajadas. O bom relacionamento com os clientes trazem inúmeros benefícios como fidelização, credibilidade, aumentando o alcance da marca e gerando mais oportunidades de negócio.

Veja aqui, alguns pontos positivos de ter boa aproximação entre empresa e seu parceiro de negócio:

  • Maior comunicação e autonomia entre empresa e cliente
  • Atendimento rápido e eficiente para solucionar gargarlos
  • Maior confiança e proximidade
  • Utilização do Big Data para tomar melhores decisões

2. Principais desafios entre empresas e clientes

Apesar de importante, nem sempre a orquestração de parceiros e clientes é eficiente ou sai conforme o planejado. Apesar da necessidade de ambos estarem alinhados em relação a números e principalmente processos, um lado precisa dar suporte e respaldo de maneira dinâmica, enquanto o outro precisa buscar formas de colaborar para isso.

Portanto, você deve atentar a alguns desafios na integração dessas áreas e descobrir como contornar qualquer tipo de objeção:

2.1 Alinhamento de objetivos

O primeiro aspecto que você precisa entender é qual o objetivo final da empresa e como ele será trabalhado diante dos resultados que precisamos atingir. Este é o ponto de partida, já que em muitos casos uma empresa acaba se perdendo devido ao desalinhamento de ideias, buscando resultados diferentes.

Antes de implementar qualquer método, o mais importante é alinhar setores e garantir uma comunicação assertiva, com objetivos convergentes e bem claros. Esse processo garante maior segurança, eficiência e agilidade.

2.2 Comunicação transparente entre setores

É fundamental que empresa e cliente atuem de maneira conjunta, ambos precisam estar na mesma página nessa esteira de desenvolvimento. E para isso acontecer, deve se criar um canal de comunicação rápido, prático e eficaz entre ambos. Entretanto é nesse ponto que muitos negócios pecam principalmente se a comunicação não for utilizada da melhor forma possível.

Portanto para evitar gaps, invista em metodologias e ferramentas que potencializam e trazem maior sintonia entre empresa e cliente. Uma coisa é certa: Todos os Builders estão alinhados com esse propósito de colocar o cliente em primeiro lugar, inclusive utilizamos uma metodologia que ajuda a alinhar pessoas, garantindo uma comunicação mais fluída.

[Acesse nosso post sobre Reunião 1:1 entenda o que é, quais os benefícios e como trabalhamos a gestão de emoção]

2.3 Implementação da transformação digital

O processo de transformação digital tem sido cada vez mais utilizado nas empresas com o objetivo de guiar você a desenvolver mudanças que impactam a vida dos clientes, conduzindo processos internos de maneira automatizada e eficiente. Porém é fundamental se apropriar disso para que você possa se manter à frente dos concorrentes, setando estratégias que vão ajudar a fluir a melhoria de processos internos no dia a dia.

3. Segurança das informações é o caminho

É extremamente importante empresas estarem interligados na hora de trocarem informações, independente do assunto. Ambos lidam com informações sigilosas e confidenciais, cujo vazamento pode gerar consequências graves.

Investir em ferramentas que garantem maior segurança na troca de informações é fundamental para melhorar fluxo de vendas, aumentando resposta nas redes sociais e integrando as necessidades do cliente

4. Customer Success é o nosso lema

Ao contrário do que parece, cada cliente tem suas peculiaridades e comportamentos distintos, não existe uma cartilha única que sirva para todos.Temos aqui, uma virtude que nos diferencia: criamos laços com todos nossos clientes a ponto de conversarmos sobre aspectos que fogem somente do âmbito de trabalho.

Essa sintonia e empatia que utilizamos nos ajuda a entender e analisar a dor de cada um deles, onde consideramos fundamental ajudá-los pensando no seu bem estar.

Por fim, mas não menos importante, entender todo planejamento estratégico do cliente, aferindo com os objetivos de negócio, levantando informações para realizarmos um assessment, com designs que possibilitem soluções dentro do roadmap deles é o que nos move!

Se você quer continuar aprendendo sobre como estabelecer maior sintonia entre parceiros e empresa e como um ajuda o outro, basta acompanhar nossos artigos por aqui 😁 😁

--

--

Somos um time de pessoas inconformadas. Nosso propósito é exponencializar pessoas e negócios. Acompanhe nosso movimento!

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Builders

Builders

Somos um time de pessoas inconformadas. Nosso propósito é exponencializar pessoas e negócios. Acompanhe nosso movimento!