Tecnologia, emoções e empatia: a transformação da comunicação.

João Valiante (PO) São Paulo— Walter Leão (Head de CMS) São Paulo — Isaac Garcia (Head de Cultura) Portugal

Conhecimento gera muito mais valor quando compartilhado, pois bem… Tenho acompanhado alguns desenvolvedores já algum tempo e frequentemente ouço que ‘’comunicação é a base para o fundamento das soluções tecnológicas’’

Mas afinal o que isso quer dizer?

Confesso que num primeiro momento, achei um pouco abstrato, afinal como a comunicação pode ajudar um desenvolvedor a melhorar sua performance? O segredo para isso está na empatia.

Acredito que a comunicação pode ser transmitida de diversas formas, seja através de expressão, linguagem corporal, verbal ou não verbal. Boa parte dos desenvolvedores não valorizavam essa habilidade e a deixavam de lado, priorizando mais skills técnicas. A comunicação ficava sob responsabilidade de outros integrantes do time como o PO, Scrum Master, Project Managers entre outros.

No entanto para um projeto ter sucesso, temos de pensar coletivamente e compreender o que os envolvidos esperam de nós e como podemos atender suas expectativas…uma técnica interessante é experimentar reações emocionais por meio de observações alheias, elas trazem insumos que mudam nosso comportamento com diretrizes capazes de transmitir mensagens de maneira mais empática.

O segredo é entender as pessoas e se fazer entender de forma clara e objetiva, melhorando a comunicação você melhora a qualidade do produto final. Resolvemos programar nossa mente para gerar valor, utilizando qualquer emoção e nesse artigo serão listados alguns deles.

Tecnologia, emoções e empatia:

São ações que garantem o bem estar de pessoas e permitem seu crescimento exponencial e contínuo naquele ambiente.

É normal e coerente vermos pessoas passando por dificuldades tanto no âmbito de trabalho como na sua vida pessoal. Baseado nisso, definimos estudos e métodos que conseguem aliviar essas dores, a primeira solução para isso foi aplicar DTs e Design thinking com objetivo de mapear problemas, entender jornadas e as estratégias de negócio de cada empresa, aferindo ao máximo com objetivos que ajudam a sanar suas dores.

A segunda solução foi utilizarmos um de nossos mantras: não temos clientes, mas sim amigos. Criamos uma comunicação baseada na empatia e afetividade, onde o problema desse meu amigo passa a ser meu. Nossas relações não se restringem somente ao campo de trabalho, muito pelo contrário: estamos com eles em várias situações de celebração e confraternização. Acreditamos em pessoas e a humanização é a saída para isso acontecer!

Aqui está o Builders Talks do nosso Head de CMS, Walter Souza que exemplifica o que estou dizendo:

Como melhorar a comunicação para PO e desenvolvedores

Uma das formas que encontramos de melhorar a comunicação com PO e desenvolvedores foi seguirmos ritos ágeis nas dailys. Importante ressaltar aqui, que um mindset de qualidade influência na construção de software ou seja, se você condicionar pensamentos negativos logo o seu produto final será ruim. Por isso, para melhorar essa comunicação, é necessário:

  • Fazer analogias ( Utilize conceitos já pré existentes, como parábolas que ajudam na compreensão do que você quer transmitir)
  • Ser claro e objetivo
  • Utilizar uma comunicação empática para o sucesso do grupo
  • Fazer uma autocrítica para entender como pode melhorar
  • Levantar questionamentos sobre os padrões estabelecidos
  • Trazer insights como solução para possíveis problemas
  • Trazer ao time uma perspectiva técnica do projeto
  • Reportar qualquer tipo de objeção e impedimento que possa afetar seu trabalho

Ao comunicar-se de maneira eficiente, o PO e desenvolvedor conseguirão:

  • Mensurar riscos
  • Otimizar tempo e concentrar esforços em ações prioritárias
  • Ser mais assertivo nas entregas
  • Estabelecer um ambiente mais harmônico nas squads

O sucesso de um projeto depende da comunicação com o cliente

Sabe aquele papo de horas, com reuniões intermináveis que acabam causando discórdia e dúvida para o cliente? É importante saber transmitir e receber a mensagem de forma adequada. Deve existir a compreensão das necessidades dos clientes aliados a integração no decorrer do ciclo do projeto. É isso que determina o sucesso ou falha de um projeto.

Por isso a necessidade de ser empático, se colocar no lugar do cliente passa a ser fundamental, tirando suas dúvidas, entendendo o que ele espera e como espera que seja feito. Mesclar uma linguagem mais técnica com exemplos práticos é o caminho do sucesso para que todos compreendem o que será transmitido.

Essa postura, gera um valor inestimável ao cliente e faz com que o desenvolvedor se sobressaia de maneira extremamente positiva.

Chegou a hora de você desenvolver sua comunicação!

Agora que você já entendeu quais são os caminhos para melhorar sua comunicação, não deixe as emoções negativas tomaram conta de você, elas costumam ser inimigas da alta performance. O lado bom é que é possível reprogramar essas reações da nossa mente onde ao invés de torná-las destrutivas podemos transformar em reações positivas.

E como começar? Você pode acessar nossos materiais, conteúdos como vídeos, artigos e ver as técnicas de comunicação que utilizamos para aumentar nossa produtividade!

E aí, gostou das dicas? Tem alguma experiência semelhante para nos contar?

--

--

Somos um time de pessoas inconformadas. Nosso propósito é exponencializar pessoas e negócios. Acompanhe nosso movimento!

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Builders

Builders

Somos um time de pessoas inconformadas. Nosso propósito é exponencializar pessoas e negócios. Acompanhe nosso movimento!